O escritor peruano Mario Vargas Llosa foi o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2010. O prêmio foi anunciado nesta quinta-feira na sede da Academia Sueca, em Estocolmo.
Em Nova York, Vargas Llosa se diz "muito comovido"
Confira as principais obras de Mario Vargas Llosa
Veja a galeria de fotos do escritor Mario Vargas Llosa
Para autor, Nobel é reconhecimento a literatura latinoamericana
Leia entrevista com Mario Vargas Llosa
Em entrevista, Vargas Llosa fala sobre "Travessuras da Menina Má"
Novo livro de Vargas Llosa chega às livrarias em novembro
Leia capítulo do mais recente trabalho do escritor
Qual é o seu livro preferido de Mario Vargas Llosa? Opine
Nascido em 1936, o novelista e ensaista é considerado um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola. Entre suas principais obras estão "A Casa Verde", "Lituma nos Andes" e "A Cidade e os Cachorros".
O mais recente trabalho de Vargas Llosa, "Sabres & Utopias" (Editora Objetiva), chegou ao Brasil este mês. O livro reúne artigos sobre direitos humanos, história, artes plásticas, literatura e traz comentários sobre a política brasileira. Em novembro, os países de língua espanhola irão receber seu novo romance, "El Sueño del Celta".
O comitê informou em um comunicado que Vargas Llosa recebeu o prêmio "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual".
Ele já foi condecorado com o Prémio Cervantes em 1994 e o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras Espanha em 1986, entre outros prêmios, e é membro da Real Academia Española desde 1994.
#
Nenhum comentário:
Postar um comentário